terça-feira, 18 de maio de 2010

Empadão fofo de queijo e fiambre

Empadão fofo de queijo e fiambre

Bem, já quase me tinha esquecido desta receita, não fosse a educadora da filhota mais nova, perguntar por ela. Não que não fosse excelente, mas tenho tanta coisa por publicar, que ás vezes perco-me. Dantes fazia por ordem de antiguidade, agora vou publicando pela ordem de “pedidos”. A receita é do genial “Mesa para 4”. Mudei o atum da receita original, para queijo e fiambre, uma vez que a princesa esquisitinha lá de casa não toca em atum… infelizmente, porque é tão prático! Aqui fica:

1kg de batatas descascadas, lavadas e partidas aos pedaços
400g de leiteSal, pimente e noz moscada q.b.50g de margarina
4 Ovos
200g de fiambre
150g de queijo flamengo
Azeionas pretas (opcional)

Fazer o puré de batata na Bimby, com a receita tradicional do livro base. Quem não tiver Bimby, fazer o puré de batata da forma tradicional, suficiente para um empadão.
Partir o fiambre e o queijo em pedaços/tiras pequenos. Reservar.
Separar as gemas das claras, reservar as gemas e bater as claras em castelo, temperadas com sal. Reservar.
Quando o puré estiver pronto para passar, misturar a margarina e as gemas. Programar 1 min. vel. 3-4.
Deitar em tabuleiro untado com margarina, juntar o queijo e o fiambre e envolver.
Colocar por cima as claras batidas em castelo e envolver de baixo para cima com cuidado para não baixar muito as claras.
Pincelar com uma gema de ovo batida com um pouco de leite e decorar com azeitonas pretas. Levar ao forno pré-aquecido, cerca de 20 min. a 200ºC. Servir de imediato.

Bom apetite!

Empadão fofo de queijo e fiambre

12 comentários:

  1. hummmmmm que delicia esta receita.....bjs

    ResponderEliminar
  2. ♥ Galinha Maria, tu estragas-me com mimos :) adorei a tua adaptação, tenho que experimentar também...Um grande beijinho ♥

    ResponderEliminar
  3. eu ca adoro atum e queijo e fiambre.
    qualquer destas versoes estaria muito bem para mim.
    que bom
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. que maravilha amiga mesmo fofinho,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Passando para informar que publicamos uma de suas receitas no Correio Gastronômico.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. ai...ai...ai...que eu adoro empadão...
    e deixa que te diga: Fabuloso.
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. ADORO EMPADÃO, E ESTE ESTÁ UMA DELICIA

    ResponderEliminar
  9. Fiz esta receita hoje e toda a família aprovou :))

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)