terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sem necessidade…

Hoje ao deambular por aí, e a percorrer um blog conhecido da “praça”, deparei-me com uma receita, que apesar de adaptada, e isso está indicado, o texto foi integralmente copiado de uma receita que coloquei aqui há tempos. Sabem quando estamos a ler uma receita e começamos a pensar: Isto é tão a minha cara! Então vamos ver os nossos arquivos e TCHARAN!

É sempre com alegria que vejo que as receitas que publico têm sucesso noutras casas. Para todos os efeitos é para isso que as partilho. Agora muito honestamente, penso que não custa nada colocar a referência ou a fonte de onde se retirou essa mesma receita.

Sempre que publico receitas retiradas de outro blog/site ou revista coloco a referência, com o link respetivo, sempre que este existe. Agradeço a partilha. Reescrevo o texto. É uma questão de princípio e de educação. Quem tem blogs sabe o trabalho e as horas que se passam para mantê-los “alimentados”.

Sempre que vejo blogs onde existem muito poucas referências a fontes, fico sempre de pulga atrás da orelha. É que isto de inventar a roda todos os dias não é tarefa fácil!

Por isso a humildade deve servir a todos, e se nos inspiramos ou usamos receitas retiradas de outros sítios, é bom dar os devidos créditos, quanto mais não seja como forma de agradecer o tempo que essa pessoa dedicou a um artigo do seu blog. Principalmente quando ainda por cima usamos o copy/paste como arma! Assim é fácil…

14 comentários:

  1. por acaso tenho um blogue com receitas. poucas. mas tem algumas. e já tinha pensado nisso de colocar a referência de onde vi as receitas que adaptei. agora senti-me ainda mais no dever de o fazer para não cria situações destas. e desculpe-me se foi da minha parte que isso aconteceu. se não fui eu, basta dizer-lhe que a sigo e gosto do blogue e das receitas.
    continuação de bom semana :D

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu acuso-me de "roubar" imensas receitas desta cozinha, mas dou sempre os devidos créditos!! :)
    Pois, quem tem blog sabe bem o trabalho que dá mantê-lo e custa ver que, às vezes, até as nossas fotos usam :\...
    Não te zangues, e na minha opinião, deves dar o toque à mocinha em questão!!
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente existe gente pata tudo... se calhar algumas até o fazem sem maldade, como a Lu do comentário que li... mas outras aproveitam-se do trabalho alheio.Porque é como dizes dá trabalho, e não é assim tão pouco.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, cada vez mais deparo-me com situacoes como a que relatas-te. Eu tento sempre colocar a fonte ou onde me inspirei, mas vejo muitos bons sites/blogs, em que parece que o autor ou autora sao muito prendados e tudo provem da sua genealidade na cozinha. Enfim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria João,

    Não poderia estar mais de acordo consigo. É sempre gratificante verificar que uma das nossas receitas foi apreciada por alguém ao ponto de a fazer e colocar num blogue mas com referência, se faz favor. É o mínimo que se pede. Eu tento faze-lo sempre, não só para as receitas mas também para as imagens. É uma questão de príncipio.
    Já sou seguidora do seu blogue e aproveito para a felicitar, pelo blogue e pelas deliciosas receitas.

    Continuação de uma semana inspiradora,
    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Eu coloco sempre a minha fonte e adapto sempre o texto, até porque na esmagadora maioria das vezes faço alterações aos ingredientes e ao modo de confecção ;)

    Espero que tudo se resolva.

    ResponderEliminar
  7. Concordo. Eu ponho sempre a fonte, ou de onde me baseei, porque maior parte das vezes faço alterações.

    ResponderEliminar
  8. Olha, acho que devias dizer qual o blog e blogger que fizeram isso.
    Acreditas que um destes dias alguém concorreu com uma foto e receita minhas a um concurso do sapo sabores??? O que vale é que eles foram validar a autenticidade - porque na foto estava a minha marca de água. É muito mau...
    Eu tenho o cuidado (especialmente com o meu novo projeto do Cavalinho de Madeira) de ser tudo da minha autoria e lamento que se roube e propriedade intelectual impunemente. É triste!

    ResponderEliminar
  9. Olá! E assumo que sou uma das que "rouba" ideias e receitas aqui dos blogues. E, geralmente, não coloco referências, mas tens razão. Vou começar a fazê-lo, porque afinal os louros são para o criador e não para o aprendiz ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria João, partilho da mesma opinião. Considero que devemos respeitar sempre a fonte do que estamos a publicar, indicando sempre que possivel, onde fomos buscar a informação que partilhamos. É uma conduta que sigo e proclamo.
    Gosto de visitar o seu blogue, e lembro-me de uma tarte que "levei" daqui do seu blogue, em que fiz de facto algumas alterações, mas mantive a honestidade de lhe dar os devidos créditos logo no inicio do post através de um link para o seu blogue.
    Depois de lhe dar o devido crédito, cometi um erro, e foi apenas e só, fazer copy paste da parte da preparação, pois nesta parte segui o seu método, não me ocorreu que a " magoasse" utilizar as suas palavras ( ainda que no inicio do post tivesse referido de onde vinha a receita. Então devo-lhe um pedido de desculpas.
    Vejo diáriamente as minhas( as que partilho)receitas feitas noutras cozinhas, com os devidos créditos e não me incomoda que utilizem a " arma" do copy paste.
    E pegando no tilulo deste post " Sem necessidade..."
    Penso que a receita em questão é esta : http://cozinhadaduxa.blogspot.pt/2011/04/tarte-de-feijao-e-amendoa.html
    Lamento muito, se soubesse que a iria magoar, além de mencionar a fonte, que foi o que fiz, repito, teria escrito a preparação com palavras minhas.
    Defendo que a falar é que nos entendemos.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  11. Eu concordo com tudo o que escreveste e lamento que te façam isso, porque não o mereces.Biju

    ResponderEliminar
  12. Acontece ver-mos receitas nossas em blogues mais conhecidos e que apartir daí voam pela blogosfera como se fossem daquela pessoa. Enfim.

    Eu já me aconteceu imprimir as receitas e depois esqueçe-mo de que blog as retirei, hoje em dia até já coloco na impressão a origem, quando não me lembro indico isso mesmo e peço que se acusem.

    O que fico mesmo danada é ver fotos minhas por outros lados, sem os devidos créditos.


    ResponderEliminar
  13. Eu também sou uma das que percorre esta blogosfera e tira ideias de receitas, não só de blogs mas também de sites. É verdade que às vezes copiamos receitas e nem sempre anotamos de onde. Sinceramente não sei porque fazem tanto alarido porque na maioria dos casos as receitas publicadas já foram tiradas de outros sites ou de livros, não acredito que ande por aí tanta gente a inventar tanta receita! Todas adaptamos daqui e dacolá, mas muitas vezes a inspiração veio de um sítio ou outro.Basta pesquisar "bolo de cenoura" e vejam quantas receitas aparecem e quantas são iguais, ou seja, a receita original veio de um determinado sítio e depois ao longo dos anos foi feita e publicada por tantas pessoas que sinceramente não podemos chamar de nossa! Agora acho lamentável haver pessoas a copiar descaradamente as fotos dos outros, se são tão bons cozinheiros, façam e coloquem as vossas próprias fotos. E não se esqueçam que tudo o que se publica na net e que não tem marca registada é do domínio público, não pertence a ninguém, a isto se chama mundo global e virtual!

    ResponderEliminar
  14. Subscrevemos na íntegra as suas palavras. Várias vezes nos deparámos com cópias flagrantes dos nossos bolos... A cópia em si nada nos afecta, é até um elogio, mas publicarem como de sua autoria se tratassem e sem referir a fonte são outros tantos!

    Parabéns pelo excelente blog e partilha!

    PirikosnaCozinha

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)