quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bolo com crumble de bolacha e canela

Bolo com crumble de bolacha

A receita que hoje trago baseia-se num bolinho simples que costumo fazer com regularidade. Desta vez decidi acrescentar-lhe um crumble de bolacha Maria. O bolo por si só já é muito bom (podem fazê-lo simples!), mas com o crumble fica ainda melhor! A minha filhota mais velha que não é muito doceira (gosta mais de feijoadas e caldeiradas, do alto dos seus dez anos!!) disse que era seguramente dos melhores bolos dos últimos tempos. Por isso, devo calcular que estava mesmo bom. Sim, que eu não o provei… estou em regime, o que significa que ando de boca fechada (sim, que a minha história com o peso tem décadas… até eu já estou cansada de me ouvir!!!!!!!!). Seja como for, hoje é mesmo um estoiro calórico! Aqui fica:

Para o bolo
200g de farinha
170g de açúcar
150g de margarina
3 ovos
1 iogurte natural
1 colher de chá de essência de baunilha (uso caseira, por isso ponho mais - opcional)
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Para o crumble
110g de bolacha Maria
60g de margarina
50g de açúcar
1 e ½ colher de chá de canela

Bolo com crumble de bolacha

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro (20x30) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por preparar o crumble. Partir as bolachas em pedaços pequenos (usei a ajuda de um robot de cozinha, mas não é necessário). Não é preciso ficar desfeita, apenas em pedaços. Juntar a margarina amolecida, o açúcar e a canela e envolver até estar tudo bem distribuído. Reservar.

Para a massa do bolo começar por bater muito bem o açúcar e a margarina que deve estar à temperatura ambiente ou amolecida no micro-ondas. Juntar de seguida os ovos ou o iogurte e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento em pó e envolver bem, sem bater em grande velocidade.

Colocar a massa na forma espalhar com a ajuda de uma espátula. Por cima distribuir o crumble reservado de forma a cobrir por completo toda a massa.

Levar a forno quente entre 30 a 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer. Cortar em quadrados e servir.

Bom apetite!

Bolo com crumble de bolacha

7 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)